28 setembro 2009

Policiais Militares realizam manifestação em Teresina

Vários policiais participaram de uma caminhada em favor da aprovação da PEC 300.

Os Policiais Militares estiveram reunidos nesta sexta-feira (25) em frente a Igreja São Benedito a partir das 8h para uma caminhada a favor da aprovação da PEC 300 que é uma emenda constitucional de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, que prevê a remuneração de militares dos Estados não seja inferior aos dos Distrito Federal.



A caminhada iniciou por volta das 9h e passou pela avenida Frei Serafim sendo encerrada na nova sede da Câmara dos Vereadores, na Avenida Marechal Castelo Branco às 10h.



Para a caminhada os Policiais Militares usaram faixas que estampam o slogan da PEC 300.


Veja mais sobre a Pec 300:

Está tramitando no Congresso Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 300 que propõe equiparar os vencimentos das Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. Essa PEC é de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá


Explicação da Ementa:
Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988.

Participa da caminhada o deputado federal coronel Paes de Lira (PTC/AC), presidente da comissão que estuda e vota a proposta no Congresso.

O deputado disse que a equiparação salarial é um mecanismo constitucional que quer oferecer mais dignidade ao policial militar. "O soldado do Distrito Federal ganha três vezes mais do que o de São Paulo”, pontuou o deputado.

Paes de Lira disse que existem grandes disparidades entre os salários dos policiais militares e deu como exemplo o estado de Sergipe que tem o segundo melhor salário do Brasil. Já o estado de São Paulo que tem a maior economia do país tem o segundo pior salário do Brasil.

A mobilização nacional serve para mostrar ao Congresso Nacional que toda a sociedade brasileira é a favor da aprovação da PEC. Visto que a Constituição já garante ao trabalhador piso salarial proporcional à extensão e a complexidade do seu trabalho. No dia-a-dia os policiais e bombeiros colocam suas vidas em perigo para proteger a sociedade.

“É preciso entender que os governos estaduais não serão prejudicados com o reajuste salarial, pois no Conseg [Conselho Nacional de Segurança Pública] foi aprovado que o governo federal vai aumentar os recursos para a Segurança, já pensando nesta diferença”, destacou o presidente da Abmepi, subtenente Flaubert Rocha.

A Conferência Piauiense contará com o apoio dos deputados da Comissão Especial da Câmara dos Deputados Federais que estarão no Piauí: Cel Paes de Lira – PTC/SP, Maj Fábio – DEM/PB, Cap Assunção – PSB/ES e dos parlamentares piauienses: Elizeu Aguiar – PTB, Mainha – DEM, Ciro Nogueira – PP e Átila Lira- PSB.


TABELA VENCIMENTOS DA PM DO DISTRITO FEDERAL - REF. 2008.


Coronel 15.355,85
Tenente Coronel 14.638,73
Major 12.798,35
Capitão 10.679.82
1º Tenente 9.283,56
2º Tenente 8.714,97
Aspirante 7.499,80
Sub Tenente 7.608,33
1º Sargento 6.784,23
2º Sargento 5.776,36
3º Sargento 5.257,85
Cabo 4.402,17
Soldado 1a. Classe 4.129,73
Soldado 2a. Classe 3.031,38


População acompanha caminhada e trânsito fica lento e caótico no centro

Durante a caminhada dos policiais a avenida Frei Serafim viu um buzinaço feito pelos motoqueiros. Várias pessoas pararam para acompanhar a manifestação e apoiar as reivindicações dos pms.

Vários estudantes pararam suas atividades para acompanhar o movimento na principal avenida de Teresina.



O trânsito da cidade que já se tornou um caos todas as manhãs ficou ainda mais lento nessa sexta-feira e ainda e teve que ser desviado para outras vias de acesso próximas ao Palácio de Karnak e Igreja de São Benedito.

O que se via eram motoristas estressados, mototaxis passando pelo meio dos veículos, pedestres atravessando no meio dos carros e muitos ônibus tendo que fazer malabarismos para não bater nos carros ou causar maiores incidentes. A dura realidade do trânsito caótico foi o visto na manhã desta sexta nas proximidades da Frei Serafim, Paissandu e ruas do centro de Teresina.

Fotos: Henrique César
Da redação do 45Graus

Fonte:http://www.45graus.com.br/geral/49641/policiais_militares_realizam_manifestacao_em_teresina.html

0 comentários:

Postar um comentário