29 agosto 2012

A Polícia que dança e prende no Carnaval


A Polícia de Londres é famosa pela eficiência e trato cortês com o cidadão, embora tenha cometido em seu histórico recente alguns erros significativos. Naturalmente, é difícil fazer comparações sem considerar certos aspectos culturais e sociais, mas analisar o comportamento desses policiais em ocorrências similares às vividas no Brasil é um exercício de curiosidade e ampliação de horizontes, necessário a qualquer profissional.

Dois casos específicos, ocorridos no Carnaval de Notting Hill, tradicional festa londrina, mostra como os valores policiais por lá são diferentes dos nossos. O primeiro, a interação peculiar e descontraída entre policiais e foliões, mostrada no vídeo abaixo:



As fotos abaixo ilustram um pouco mais esta “descontração“:


O segundo vídeo mostra uma condução bem controversa, que iria chamar bastante atenção da imprensa brasileira quanto à existência de algum abuso no ato (que bem podia ser realizada por  menos policiais):




Como se vê, “ser policial” pode significar muitas coisas distintas em diferentes lugares do mundo. Daí porque é precipitado entender que as possibilidades da atuação policial no Brasil se encerra no que se faz atualmente.

Autor: - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com
 
Via: Abordagem Policial 

0 comentários:

Postar um comentário