13 agosto 2009

"Vim te buscar, meu amor", disse criminoso a presa resgatada na Grande SP

SÃO PAULO - Um homem entra na cela, pega a namorada pelos braços e lhe dá um beijo na boca e diz "Vim te buscar, meu amor. Vamos embora." E os dois fogem. Seria uma cena romântica se não fizesse parte de um resgate de 18 presos ocorrido em Itapevi, na Grande São Paulo, na manhã de segunda-feira. Oito detentos foram recapturados até o final da noite. Um grupo formado por dez a 15 homens armados e vestindo coletes da Polícia Civil invadiu a delegacia do município às 7h. Os criminosos chegaram em três carros e pararam no estacionamento das viaturas, nos fundos do prédio. A bordo de uma picape Blazer, um Polo e um Vectra, eles aguardaram a chegada do funcionário que traz o café da manhã aos detentos.

Cinco homens armados com espingardas, fuzis e metralhadoras aproveitaram a entrada da comida e renderam uma faxineira e dois policiais. Não se passaram mais do que cinco minutos até que estivessem na rua os 13 presos que aguardavam a transferência para um Centro de Detenção Provisória e as cinco mulheres que estavam detidas na Cadeia Feminina.

O objetivo principal da ação eram libertar Paula Regina Vezicato, de 23 anos, namorada de um dos criminosos.

- As testemunhas relataram que um dos criminosos, que parecia ser o líder, deu um beijo na presa e falou que veio buscá-la - afirmou o sargento José Carlos Silva.

A jovem havia sido presa na semana passada, com 208 pedras de crack e 311 gramas de maconha. Em depoimento à polícia, ela contou que nunca tinha sido presa. Declarou ainda que tinha emprego fixo e que morava com os pais. Os policiais que a prenderam ficaram com a impressão de que era uma moça inteligente e educada. Até segunda-feira, não se imaginava que ela poderia ser ligada a uma facção criminosa.

Ela foi detida no último dia 4 de agosto por tráfico de drogas, depois de ser abordada e revistada por policiais militares na Avenida Cesário de Abreu Castro, no centro de Itapevi.

- Na bolsa dela, num fundo falso, encontramos drogas. No carro, tinha uma balança de precisão - lembra o soldado Alves Lima.

Na delegacia, ela ainda contou que recebeu R$ 300 de uma mulher chamada Rosana para entregar a droga para outra pessoa, que afirmou não conhecer. O carro em que estava, um Crossfox, era emprestado. Em Várzea Paulista, a 55 quilômetros da capital, os parentes dizem que não veem Paula faz tempo.

- Estou doente, em cima de uma cama. Não tenho mais contato com ela faz tempo. Não quero falar disso - disse o pai da jovem.

Resgate não deixou feridos

Apesar dos criminosos estarem fortemente armados, ninguém ficou ferido durante o resgate. Duas vítimas, que faziam o registro de uma ocorrência de roubo, afirma que não foram incomodadas pelo grupo.

- Elas ficaram paradas, atônitas, com medo e sem saber o que fazer. Nem se esconderam - disse o delegado Lupércio Antônio Dimov, que chegou o trabalho pouco tempo após o resgate.

Para chegar à carceragem, a quadrilha obrigou um escrivão a ligar para o carcereiro e convidá-lo para tomar um café. Foi só abrir a porta de ferro da área onde ficam as presas, e o funcionário também foi rendido. O carcereiro contou que os criminosos foram direto em direção à operadora de telemarketing. As outras quatro presas da cela aproveitaram que as trancas estavam abertas e foram embora. O grupo ainda abriu a sala onde estavam os presos temporários (chamada de corró), atrás das quatro celas femininas.

- Tinha gente que não queria sair porque sabe que não vai ficar muito tempo preso, mas os bandidos gritavam: 'Vaza! Vaza, senão eu te mato' - afirmou um policial sem se identificar.

Antes de ir embora, a quadrilha ainda roubou uma pistola e um revólver dos policiais rendidos. Nenhum tiro foi disparado.

- A reação dos policiais foi a melhor possível. Poderia haver um tiroteio e uma matança geral na delegacia - diz o delegado.

Oito recapturados

A Polícia Militar foi informada sobre o resgate dos presos na Delegacia de Itapevi por volta das 7h20m. Minutos depois, uma das equipes encontrou sete homens em pontos próximos à linha do trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, no bairro Portela. Um oitavo fugitivo foi localizado pela Polícia Civil nas proximidades da delegacia.

- Deu para perceber que alguns deles estavam perdidos, que não sabiam para onde ir. Não ofereceram resistência - disse o sargento José Carlos Silva.

Dois fugitivos chegaram até a simular um arrependimento na frente dos policiais.

- Pegamos uma dupla perto de um orelhão. Eles disseram que iam ligar para o 190 naquela hora e se entregar - contou o policial.

As prisões aconteceram numa distância de cerca de quatro quilômetros da delegacia. A maioria dos detidos responde a acusações de furto e roubo. No início da noite, os policiais apreenderam dois veículos abandonados que podem ter sido usados pelos criminosos. Dentro deles, havia armas e munição. A marca dos carros não foi revelada, mas eles tinham placas frias. A Delegacia Seccional de Carapicuíba, responsável por Itapevi, ofereceu policiais para ajudar na investigação.

O delegado Lupércio Dimov requisitou as imagens das 25 câmeras de segurança da Guarda Municipal para tentar localizar os dez fugitivos que não haviam sido recapturados até a noite de segunda. Os vídeos também podem ajudar a polícia a identificar o grupo que invadiu a delegacia.

Fonte:http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/08/11/vim-te-buscar-meu-amor-disse-criminoso-presa-resgatada-na-grande-sp-757352002.asp

0 comentários:

Postar um comentário