07 março 2009

GOVERNO DEFENDE INTEGRAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA MELHORAR SEGURANÇA PÚBLICA


Presidente Lula, governador Paulo Hartung e ministro Tarso Genro: participação dos Poderes na segurança da sociedade.



Uma maior participação da sociedade com relação à busca de uma segurança pública eficaz. Esse foi o principal recado enviado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador Paulo Hartung durante o lançamento do projeto Território de Paz.
O evento, que ocorreu nesta sexta-feira (06), no Bairro São Pedro, em Vitória, contou com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, entre autoridades e populares. O lançamento do projeto no Espírito Santo marca uma parceria entre Estado, Município e a União para o início de uma nova etapa do Pronasci, cada vez mais integrado com a população.
O Território de Paz tem como objetivo a prevenção primária da violência e faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como público-alvo jovens, entre 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.
O Ministro da Justiça, Tarso Genro, detalha que o Pronasci é um conjunto de ações culturais, esportivas e sociais, implantadas nas regiões de alto risco, com o objetivo de envolver todos os entes Federados na questão da segurança pública.
“Esse projeto é um modelo que deve ser seguido, tendo em vista que é um modelo de pesquisa que entra no território onde o delito ocorre e permanece por meio de diversas ações", disse o ministro da Justiça Tarso Genro.
Para ele, uma ação importante como essa só é colocada em prática quando governadores, como Paulo Hartung, reconhecem a importância da articulação entre municípios, Estado, sociedade e igrejas para enfrentar as questões centrais que ameaçam a democracia no Brasil. "Nossa intenção é oferecer segurança à população, por meio de ações preventivas", enfatizou.
O governador Paulo Hartung iniciou seu discurso agradecendo ao presidente Lula por estar mais uma vez no Estado do Espírito Santo. “Essa é a 10ª vez que nosso presidente visita o povo capixaba”, lembrou. Hartung falou sobre a importância do lançamento do programa na Grande Vitória que, segundo ele, é importante não somente para o município de Vitória, mas também para todo o Estado e para o Brasil.
“Minha palavra é de alegria. O Pronasci muda a cultura uma vez que, no lugar da repressão, busca a articulação para mudar o drama da violência no País. Eu estou ainda mais feliz porque este lançamento demonstra que o nosso Governo, o Governo Federal e o Municipal não tiram o corpo fora do tema da segurança pública, que é um dos grandes desafios do nosso País”, disse Hartung.
O governador disse, ainda, que o objetivo é levar o programa para todas as regiões do Espírito Santo e pediu o apoio de todos para mudar a realidade do Brasil. “Precisamos da sociedade, da igreja, dos três níveis de governo, do Congresso Nacional, da Justiça, precisamos somar forças e trazer também a família para esse diálogo. Não será num estalar de dedos que vamos resolver o problema da violência, mas é com muito trabalho que vamos estabelecer a cultura de paz no nosso país”, concluiu Hartung.
Lula disse ainda que a população também deve e pode contribuir para a melhoria do setor. “A família tem responsabilidade sim. Os pais e mães devem servir de referência para os filhos. Atualmente esses valores familiares não estão firmes, ficando para nossos professores a responsabilidade de educar e criar nossos jovens. Não pode ser assim, a sociedade tem que colaborar”, enfatizou.

0 comentários:

Postar um comentário