17 abril 2009

Novo comandante da PM em SP promete não tolerar 'bicos'

SÃO PAULO - O novo comandante da Polícia Militar no estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camila, tomou posse nesta quarta-feira prometendo 'não tolerar bicos', comuns entre PMs fora do expediente, e 'não compactuar' com desvios de conduta na corporação, repetindo uma frase dita pelo ex-secretário da Segurança Pública Ronaldo Marzagão quando seguidos escândalos de corrupção atingiram a Polícia Civil: 'Vamos cortar na própria carne se preciso for.'
Em 2008, a Corregedoria da PM expulsou 308 policiais ligados com crimes. Nos últimos dois anos, foram mais de 600.
- A gente não vai tolerar o 'bico' concorrente. Este é um problema punido rigorosamente pelo regulamento disciplinar. Vamos estudar mecanismos para que o policial que queira trabalhar (na folga) faça em uma atividade permitida, que é dar aula - disse o coronel Camilo.
Camilo apontou como principais metas transmitir à população a sensação de segurança, o combate ao crime organizado, o aprimoramento dos sistemas de inteligência e a valorização do profissional.
Segundo o novo comandante, a PM fez um levantamento de locais onde a criminalidade é 'reincidente' e 'onde nós sentimos uma resistência para que o estado possa atuar'. Nestas regiões, diz, a PM irá intensificar o policiamento.
- Aqui em São Paulo, não existe lugar onde a PM não entra - disse, ao ser questionado sobre o enfrentamento ao crime organizado em locais como a Favela Paraisópolis, onde uma ação da PM gerou uma onda de vandalismo e ataques contra policiais em fevereiro.
Durante a solenidade de posse, o governador José Serra (PSDB) brincou sobre a mudança, afirmando que a única hesitação que teve ao escolher o novo comandante foi em trocar um coronel palmeirense por um corintiano - e Serra torce para o Palmeiras. Durante a cerimônia, o governador também citou o coronel José Hermínio, morto em janeiro de 2008 na zona norte da capital, quando investigava o envolvimento de PMs em chacinas.

Fonte:http://oglobo.globo.com/sp/mat/2009/04/16/novo-comandante-da-pm-em-sp-promete-nao-tolerar-bicos-755297393.asp

0 comentários:

Postar um comentário