Ele disse que medida não tem relação com ocorrências envolvendo PMs. Policiais que estão voltando de férias integrarão as primeiras turmas.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, anunciou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (21) que, em breve, vai colocar em prática um programa de recapacitação de policiais. O planejamento, que ainda está sendo concluído, vai começar com o efetivo dos policiais que estão voltando de férias.
Coronel Duarte garantiu que esta medida não foi antecipada por causa das duas últimas ocorrências envolvendo a participação de policiais militares: a morte de um menino de 11 anos, durante uma troca de tiros entre criminosos e PMs do 9º BPM (Rocha Miranda) em Barros Filho; e o ferimento de um bancário que estaria sendo perseguido equivocadamente por uma patrulha do 16º BPM (Olaria).
“Muito do que acontece nas ruas é por falta de uma instrução permanente, de capacitação continuada de nossos homens. A necessidade de termos policiais nas ruas não quer dizer que eles tenham de deixar os bancos escolares. Precisamos de policiais atualizados e capazes de usar pistolas e fuzis”, disse o comandante.
Aulas teóricas
“Nosso objetivo é reduzir o número de erros pela prevenção. Os diagnósticos da corporação mostram que há tempos precisamos atualizar nossos homens. Nem que para isso tenhamos de retornar a um passado não muito distante”, disse o coronel, se referindo aos cursos de manutenção que eram ministrados diariamente nos batalhões há alguns anos.
Quanto aos episódios envolvendo os policiais do 9º BPM, o comandante disse que ainda não foi possível identificar os homens que, na troca de tiros, poderiam ter matado o menino de 11 anos. E como muitas patrulhas estavam envolvidas no evento, não teve como determinar a retirada desses homens do policiamento nas ruas. No entanto, disse que os policiais do 16º BPM que atiraram contra o carro do bancário, na Penha, já foram identificados e foram retirados do serviço de maior risco, que seria o do patrulhamento nas ruas. Eles estão atuando em postos de controle. Os dois casos ainda estão em fase de investigação.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1237596-5606,00-COMANDANTE+DETERMINA+QUE+PMS+DO+RIO+VOLTEM+AO+TREINAMENTO.html
0 comentários:
Postar um comentário