Segurança na COPA

Diretrizes gerais de segurança do Planejamento Estratégico para a Copa do Mundo 2014 são divulgadas...

Extinção da PM

Colunista da Folha de S. Paulo defende a extinção da Polícia Militar...

PAGAMENTO DO #SUBSÍDIO

Diretoria de Pessoal da PMRN divulga níveis e respectivas numerações...

A ASPRA PM/RN está nas Redes Sociais...

Siga-nos: @assimpaspra Seja nosso amigo: facebook.com/AspraRN

28 setembro 2010

‘Segurança pública de Angicos se encontra em estado crítico’

“A segurança pública no município de Angicos se encontra em estado crítico e é constante a presença de cidadãos na Promotoria de Justiça reclamando a ineficiência da polícia para reprimir e investigar crimes, entre outros motivos, devido à falta de estrutura mínima de funcionamento e de pessoal suficiente”, diz a Promotora de Justiça da Cidade, Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos, na Portaria de Instauração de Inquérito Civil Público para apurar a ocorrência de irregularidades na delegacia de Angicos.

A principal vertente da investigação será a falta de estrutura e de pessoal suficiente para realizar os trabalhos administrativos na delegacia e de segurança pública. Segundo a Promotora de Justiça o atual delegado da cidade de Angicos é responsável por, no mínimo, mais seis cidades, o que se mostra inviável.

Com a instauração do ICP, o delegado de polícia, responsável pela cidade de Angicos, foi oficiado para que informe detalhadamente os recursos humanos (policiais, escrivães etc) e materiais (viaturas, impressoras, computadores etc) de que dispõe no exercício de suas funções de polícia ostensiva e judiciária, esclarecendo, também, a quantidade ideal para o efetivo exercício de tais funções.

Além dele o Comandante da 2ª Companhia do 10º BPM, sediada naquele município, também foi oficiado para que informe o efetivo de policiais militares em atividade, declinando os nomes, bem como o número total de viaturas em funcionamento no batalhão.

Fonte:mprn

27 setembro 2010

Policiais ficam sem vales refeição!

Dia 21 de setembro eu recebi um telefonema de um PM que dava conta de que desde o dia anterior os PMs que trabalhavam nas VTRs não estavma recebendo vales refeição.


Aí, me informaram que estavam faltando vales para o 1o BPM e parte do 4o BPM e ROCAM.


Liguei então para o Cel Araújo, Comandante da PM, ás 22:00hs e ele me atendeu, e lhe relatei o ocorrido.


Também já circulava a notícia de que o Govenrno não teria repassado o dinheiro dos vales para empregar em proveito de sua campanha política.


Então o Cel Araújo me esclareceu que já havia pago o a conta dos vales há cerca de 10 dias no valor de R$ 137.000,00 (cento e trinta e sete mil reais), sendo impossível que estivesse faltando os vales por esse motivo.


Também me garantiu que no dia seguinte a situação estaria normalizada.


Só que no dia seguinte a situação NÃO estava normalizada. Aí retornei novamente para o Cel Araújo.


No mesmo instante o Cel Araújo entrou em contato com o Ofiicial que estava respondendo pelo Cmdo do 1o BPM (Maj Edson) e depois me retornou, orientando-me a informar aos Cmt das Vtrs do 4o BPM a estacionarem em frente a casa do Ofiicial responsável pelo Cmdo do 1o BPM e só saíssem de lá quando recebessem os vales pois havia sido falha de comunicação entre o pessoal do 1o BPM e o Oficial responsável pela entrega dos vales (Cap Yure).


A situação chegou a ficar um pouco tensa pois ficou a discussão entre os PMs que estavam a favor e alguns que estavam contra a paralização momentânea.


Conversamos com o Oficial-de-dia ao 1o BPM (Ten Márcio Lima) que chegou a entrar em contato com o Cap Yure, mas o mesmo se encontrava fora de Natal e alguns PMs acharam melhor por continuarem o serviço, já que o Q.C.G. já havia fornecido a famosa "quentinha", que é "muito nutritiva" por sinal e "fornece os nutrientes necessários para que um PM suporte 12 hs de estressante serviço sem deixar cair o rendimento".


Vejam a foto da "quentinha" fornecida pelo Q.C.G.:




Como não houve consenso entre os nossos colegas de farda em reivindicar os vales, não se passou o rádio para as VTRs se dirigirem até a casa do Oficial responsável peloCmdo do 1o BPM.


DETALHE: uma reivindicação justa e autorizada pelo Comandante da PM!


Logo, temos consciência que fizemos a nossa parte e os vales já estão sendo pagos normalmente (pelo menos é essa a informação que temos).


Um abraço a todos e até 03/10.

Fonte:eduardocanuto40190

25 setembro 2010

Bombeiros do RN iniciam treinamento operacional para Copa neste sábado no Machadão

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte realizará neste sábado no estádio Machadão um treinamento técnico operacional no intervalo do jogo entre América e Náutico pela Série B. Cerca de 40 homens do serviço operacional do Grupamento de Busca e Salvamento, do 1º Grupamento de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Pré Hospitalar da instituição, estarão participando das ações no Estádio Machadão que servirá como abertura aos treinamentos dos Bombeiros visando a Copa 2014.

De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, será deslocado para o treinamento uma representação do efetivo operacional da corporação, entre eles, homens especialistas em ações de salvamento em altura, duas resgate de suporte básico, um Auto Bomba Tanque para prevenção de incêndios, seis motos de atendimento pré hospitalar, além de duas caminhonetes com equipamentos de salvamentos terrestres.

“Iremos apresentar a população que comparecer ao Machadão neste sábado, demonstrações de técnicas de salvamento em altura e aproveitaremos para abrir o calendário de treinamentos que estamos produzindo visando a Copa de 2014. Queremos está mais próximos da sociedade e para isso estaremos realizando diversas ações semelhantes a esta”, disse o Comandante Geral.

Além de atuar em atividades de combate a incêndio, salvamentos diversos e atendimentos pré-hospitalares nas áreas adjacentes ao Machadão, o Corpo de Bombeiros do RN desempenha diversas funções que torna sua presença importante durante os jogos, dentre elas podemos citar: o serviço de prevenção de pânico no estádio, oferecendo mais segurança aos torcedores, o serviço de motociclistas, socorros pré-hospitalares desenvolvidos para reduzir ao máximo o tempo-resposta do primeiro atendimento e o controle e fiscalização das saídas de emergência, que inclui, além das vistorias dos aspectos estruturais em conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, as autorizações expedidas para realização do evento, respeitadas suas peculiaridades.

"Apesar de totalmente preparada para qualquer evento ou acontecimento, o Corpo de Bombeiros precisa desse tipo de simulação, por ser fundamental para o treinamento dos nossos homens. Esta ação é importante e indispensável, pois estaremos criando, a partir deste jogo, um procedimento padrão para os demais Estádios do nosso Estado", disse o Coronel Barbosa.

Fonte:Dnonline

PM recebe nove mil chamados por mês e Zona Norte lidera ocorrências

Nominuto.com teve acesso a um dos relatórios do Centro Integrado de Operações que indicam bairros e tipo de ocorrência mais comum em Natal.

Os relatórios mensais do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública revelam que duas regiões de Natal lideram as chamadas para algum tipo de ocorrência policial. O portal Nominuto.com teve acesso a um desses relatórios em que a Zona Norte foi responsável por 2112 ligações para o Ciosp e a Zona Oeste, 2006.

Os dados são do mês de julho deste ano e apresentam ainda os bairros com maior índice de violência. No total deste mês, foram 9099 ocorrências registradas pela Polícia Militar, o que representa uma média 235,3 por dia, somente em Natal.

O número apresentou redução, quando comparado com julho do ano passado, quando a PM contabilizou uma média de 269,3 ocorrências por dia na capital do Rio Grande do Norte. Neste ano, o mês de abril foi o mais elevado nos chamados, com média de 319,7 por dia.

Ainda de acordo com o relatório do Ciosp, o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, é o campeão de ocorrência. Somente no mês de julho, foram 510 registros. O Potengi, na mesma região, aparece em segundo lugar no ranking, com 445 ocorrências em um mês.

Na Zona Oeste, Felipe Camarão tem a situação mais crítica e somou 444 chamados policiais. Já na Zona Sul de Natal, Ponta Negra lidera as ocorrências, como 360 chamadas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Tipo de ocorrência
Pelo relatório da Polícia Militar, os roubos são as ocorrências mais frequentes entre as ligações feitas para o 190. Do total de 9099 ocorrências, 828 foram referentes a esse tipo de crime, tendo em segundo lugar “pessoa em atitude suspeita” com 807 chamadas e, logo depois, lesão corporal (683).

Os dados registram ainda ocorrências como depredação (75), furto (230), desordem (431), solicitação de policiamento (410), ato obsceno (53), invasão (287), perturbação do sossego alheio (651), entre outros.

23 setembro 2010

O treino policial ideal

“O policial fardado, nas ruas, é o Estado materializado prestando serviço junto à sociedade; investir nele é investir na sociedade e no próprio Estado” – Giraldi

Precisamos urgentemente cobrar dos nossos governantes e dos nossos comandantes capacitação profissional de qualidade para a tropa, sem distinção. Infelizmente, a realidade do vídeo que se segue não atinge a todos os membros da corporação. Aspectos relacionados à atividade física dos policiais (antes, durante e após a formação) devem ser levados em conta para uma melhor atuação policial. Qualquer proposta fora dessa realidade é morte na certa! Fiquemos atentos!



Essas provas mostradas no vídeo, embora pareçam simples, requerem uma grande soma de esforços (técnico, físico e psicológico).

As provas devem reproduzir de maneira fidedigna o ambiente de combate. Exigindo dos policiais trabalhar com todos os grupos musculares envolvidos, inclusive aqueles que normalmente não são exigidos no dia-a-dia.

As várias missões policiais exigem preparo físico capaz de proporcionar-lhe movimentação individual, locomoção rápida em situações de fuga e perseguição a criminosos, agilidade, habilidade e outros fatores, capazes de garantir-lhe, inclusive, segurança pessoal.

Geralmente uma perseguição dura poucos minutos, ou até segundos, necessitando então do policial de uma melhor explosão e força muscular do que precisamente um preparo aeróbico, visto que na diversidade dos centros urbanos, se o indivíduo perseguido não for localizado rapidamente, dificilmente será encontrado, uma vez que o cidadão pode se esconder facilmente nas irregularidades do terreno, como muros, lixeiras, terrenos baldios, casas.

Diferente dos cidadãos comuns, o policial militar não pratica exercícios físicos apenas para obter uma melhora em sua saúde, ele busca melhorar a sua performance e alcançar um bom nível de aptidão física para melhor atuar na sua profissão.

Abraço a todos!


Fonte:abordagempolicial

21 setembro 2010

Dois homens são executados e policial militar é baleado na Grande Natal

Dois homens foram encontrados mortos e um policial militar foi baleado na noite de segunda-feira (20), em Macaíba, região da Grande Natal. O estofador Josemar Gomes, de 43 anos e o entregador Charles Paiva da Silva, de 29 anos foram encontrado mortos. O soldado da PM Marcelo da Silva, de 36 anos passou por cirurgia e passa bem.

De acordo com informações do tenente da PM, Kalistrato Valcácio, por volta das 20h, de ontem, os corpos foram encontrados em uma estrada carroçável, no distrito de Mangabeira. Eles foram mortos a tiros e estavam com pés e mãos amarrados.

Logo depois que os policiais localizaram os corpos, receberam a denúncia de que um PM havia sido baleado também em Macaíba. Marcelo da Silva, de 36 anos foi encontrado em uma granja, não conseguiu explicar o que aconteceu, foi socorrido para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho, passou por cirurgia e se recupera bem.

A polícia ainda não sabe o que motivou os crimes em Macaíba.

Comando expulsa 26 e quer mais credibilidade na Polícia Militar

Coronel Araújo falou do desvio de conduta de policiais, inclusive, os envolvidos com política. “A polícia é política, mas não pode viver de politicagem”, afirmou.


Coronel Araújo fala sobre os desvios de conduta
dentro da Polícia Militar




“Não toleramos mais desvios de conduta”. Foi assim que o comandante da Polícia Militar Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva começou sua entrevista no Jornal 96, da 96FM, na manhã desta terça-feira (21). Ele explicou que de abril até hoje, 26 policiais foram expulsos da corporação, o que trará mais credibilidade para a PM.

“Esses policiais foram submetidos ao devido processo legal, ao direto da defesa, e foram licenciados. Todos estavam envolvidos com crimes comuns e militares. Queremos uma Polícia Militar que tenha credibilidade e seja respeitada pela população. O policial errou, teve desvio de conduta, nós não toleramos e colocamos para fora”, declarou.

Destes policiais licenciados, o comandante informou que os crimes mais comuns atribuídos a eles estão homicídios, tráfico de drogas e extorsão. Ainda durante a entrevista, coronel Araújo Silva também falou sobre a política na polícia e sobre alguns incidentes envolvendo policiais, em virtude das eleições.

“É lamentável e nós enfrentamos com serenidade. São desvio de conduta e não expressam o pensamento da corporação e sim de integrantes, que pratica determinado fatos que muitas vezes denigre a imagem da instituição. O nosso posicionamento é de investigação imediata", ressaltou Araújo Silva.

Questionado pelo jornalista Diógenes Dantas até que ponto a política partidária atrapalha o funcionamento da Polícia Militar, o comandante respondeu: “se os comandantes de batalhões e companhias não se envolverem com política partidária, a polícia irá bem. A polícia é política, porque vivemos em um mundo político, mas não pode viver de politicagem. Se nós trabalharmos pensando na instituição, no bem da população, iremos bem”.

Coronel Araújo Silva comentou também a elaboração do novo Código de Ética da Polícia Militar que está sendo elaborado e será apresentado na Assembleia Legislativa para aprovação.

“O regulamento disciplinar da Polícia Militar é arcaico. Então, essa comissão está trabalhando em conjunto com o comando, reunindo-se todas as sextas-feiras no Quartel para discutir e reformar no regulamento disciplinar e ser adaptado a nossa realidade. Para isso estamos fazendo um ordenamento junto com as associações”, revela.

O comandante da PM chegou a citar o exemplo em que no atual regulamento, um policial que deseja casar precisaria pedir autorização ao Comando Geral. “Isso é uma coisa arcaica, fora de uso. Então, estamos adaptando a Constituição, sendo mais rigoroso e dentro do ordenamento jurídico do país”.

Fonte:nominuto.com

Eleições: Transporte de urnas para o interior terá escolta da PM

Equipamentos começarão a ser transportados nesta terça-feira (21); Polícia Militar estará presente em todos os locais de votação no dia 3 de outubro.

Os caminhões que transportarão urnas eletrônicas para o interior do Estado serão escoltados por unidades da Polícia Militar. O acerto entre o Tribunal Regional Eleitoral e a instituição de segurança pública foi fechado nesta segunda-feira (20) durante reunião entre a Presidência do TRE/RN, oficiais da corporação e Ministério Público Eleitoral. O transporte dos equipamentos necessários à votação eletrônica começa a ser feito amanhã (21).

Na reunião, o secretário de Tecnologia da Informação do Regional potiguar, Mozart Medeiros, destacou a importância de o policiamento estar presente aos locais de votação antes da chegada das urnas para recebimento deste material e que os militares permaneçam nos locais até a retirada da última urna, a ser devolvida ao respectivo cartório eleitoral.

No dia 3 de outubro, 2.246.691 eleitores norte-riograndenses estarão aptos a votar em 1570 locais de votação, nos quais funcionarão 6889 seções eleitorais. Cerca de 107 mil cidadãos estarão votando com sistema de identificação biométrica nos municípios de Alexandria, Pilões, João Dias, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A Polícia Militar, por intermédio do Comando Geral, antecipou que estará presente em todos os locais de votação. O efetivo da força estadual, atualmente, é de 10,6 mil homens e mulheres, aproximadamente.

17 setembro 2010

Sargento Regina troca agressões com capitão em batalhão da PM

Vereadora está sendo acusada de agredir e ameaçar de morte o capitão Rodrigues, do 5º BPM. Ela se defende, no entanto, dizendo que foi vítima.


Regina declarou que ela é quem foi vítima
de agressão por parte do capitão Rodrigues.
Regina declarou que ela é quem foi vítima de agressão por parte do capitão Rodrigues.A vereadora Sargento Regina se envolveu em mais um escândalo. No fim da manhã desta sexta-feira (17), ela teria ido até o 5º Batalhão da Polícia Militar pedir votos para eleição de deputada estadual e trocado agressões com o capitão Rodrigues.

O oficial disse ter sido chutado e empurrado por Regina e um segurança dela, identificado como soldado Anderson Barbosa, dado um soco em seu peito. “Ela [Regina] colocou o dedo na minha cara e pegou na gola da minha farda, começando a me chamar de traidor. Tentei tirar a mão e ela me deu pontapé e me empurrou”, relata capitão Rodrigues.

Depois disso, o policial teria sido agredido pelo soldado Anderson. “O soldado veio por traz e me deu um soco, que só não atingiu o rosto porque outro policial me tirou. Mas, fui atingido no peito e acabei caindo, machucando meu braço”, conta.

Capitão Rodrigues disse ao portal Nominuto.com que pelo menos oito policiais estavam no 5º Batalhão e presenciaram a agressão sofrida por ele. “Registrei o Boletim de Ocorrência, de número 2208, por agressão, lesão corporal e ameaça de morte. Além disso, solicitei uma guia de exame de corpo delito”.

A reportagem também conversou com a vereadora Sargento Regina para saber a versão dela dos fatos. Ao ser questionada sobre as acusações de agressão, ela disse: “é uma piada!” Regina declarou que ela é quem foi vítima de agressão por parte do capitão Rodrigues e, inclusive, estava indo à Delegacia da Mulher, registrar uma queixa.

“Ele estava armado, dentro de um Batalhão, como que eu ia agredi-lo. Além disso, nós estávamos na presença de mais de 20 policiais e pessoas civis também. Ele [Rodrigues] veio para dá um soco em mim e não deu porque eu me esquivei”, ressalta.

Sargento Regina confirmou, no entanto, que havia ido ao 5º Batalhão da Polícia Militar conversar com os policiais e pedir votos para sua campanha. A vereadora também negou que o soldado Anderson tenha agredido o capitão da PM.

Capitão Rodrigues contou que o soldado Anderson trabalha no 5º BPM, mas, estava de folga hoje e fazendo a segurança de Sargento Regina.

Fonte:nominuto

TJ determina que prazo para contratação de PMs seja até 2011

Estado tem até o dia 10 de janeiro de 2011 para realizar e concluir o curso de formação de todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores.


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou a prorrogação do prazo de validade do concurso público para soldado da Polícia Militar. A decisão, do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, estabelece que a convocação de novos policiais possa ser feito até o dia 10 de janeiro de 2011.

A sentença atende parcialmente a um pedido do Ministério Público em uma Ação Civil Pública movida contra Estado do Rio Grande do Norte, em referência ao concurso público realizado em 2005. O certame foi validado em 10 de janeiro de 2007 e teria dois anos de extensão.

No entanto, o próprio Governo do Estado havia prorrogado a validade por mais dois anos. No dia 25 de agosto, a Assembleia Legislativa, inclusive, havia aprovado o Projeto de Lei que garante a prorrogação do concurso público. Na prática, a aprovação do projeto garante a convocação dos candidatos que ficaram na suplência do certame.

Na ação movida contra junto a 4ª Vara da Fazenda Pública, o MP afirmou que o Estado descumpriu o Edital 001/2005, que estabelece normas para o concurso público de provimento de cargos de soldado da Polícia Militar, uma vez que convocou candidatos faltosos e inaptos para nova realização de exames de avaliação de condicionamento físico.

Ainda de acordo com o Ministério Público, foram convocados 650 para o preenchimento de 542 vagas, e dentre os convocados 96 foram considerados inaptos e 167 faltaram à realização do exame de avaliação física. Dessa forma, a ação alega que apenas 387 foram considerados aptos na 2ª fase do concurso, o que resultou na impossibilidade de preenchimento de 155 vagas.

O Ministério Público sustentou ainda que ao invés de convocar os demais candidatos aprovados para preencher as 155 vagas restantes, o Comando da PM reconvocou 65 candidatos faltosos ou inaptos.

Para o MP, é irregular a reconvocação dos candidatos faltosos e inaptos nos exames de avaliação de condicionamento físico. Disse existirem vagas remanescentes e que há previsão orçamentária para contratação de novos policiais, e ainda que existe direito subjetivo à nomeação dos aprovados. Defendeu que o aumento da criminalidade está a exigir que haja um incremento do policiamento nas ruas.

O juiz Cícero Martins analisou o caso e entendeu que se o concurso encerrou-se na data de 10 de janeiro de 2007, com a publicação dos resultados da 4ª etapa, deve-se contar a partir de então o prazo de validade do concurso, o que, considerando-se que o Estado prorrogou o prazo de validade por mais dois anos, leva-o à conclusão que o concurso somente terá seu prazo de validade encerrado em 10 de janeiro de 2011.

Segundo o juiz, o Estado também terá esse mesmo prazo para realizar as nomeações dos aprovados que concluíram todas as fases do certame, consoante regra do item 9.7 do Edital. Dessa forma, o Estado tem até o dia 10 de janeiro de 2011 para realizar e concluir o curso de formação de todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores, inclusive daquele que realizaram essas etapas através de segunda chamada, realizada pelo Comando da Polícia Militar, consoante Edital nº 0066/2009, e para nomear os aprovados.

O magistrado ressaltou que o Comando da PM, no uso de suas atribuições legais, resolveu deferir requerimentos administrativos de candidatos que se sentiram prejudicados ou que faltaram nos exames de avaliação de condicionamento físico (2ª etapa), assim como convocou suplentes para a realização dos exames, o fazendo dentro da previsão de disponibilidade de vagas, que aumentou de 20% para 40% sobre o número de vagas oferecidas inicialmente.

“Tenho que não há ilegalidade neste proceder do Estado, consoante as regras da discricionariedade políticas que lhe são tributadas pela Constituição e pelas leis”, decidiu.

*Com informações do TJ/RN.
Fonte:nominuto

Coronel Marcondes é denunciado por reunir policiais para pedir voto

O coronel Marcondes Pinheiro, ex-comandante geral da Polícia Militar, foi denunciado hoje a Justiça Eleitoral por ter cometido crime eleitoral. Segundo a Associação das Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó, o coronel reuniu hoje policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Caicó, com o pretexto de apresentar as novas armas compradas para corporação.

No entanto, os militares foram surpreendidos, na reunião, com o coronel Marcondes pedindo voto para Antônio Taveira, presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, e candidato a deputado estadual.

O presidente da Associação, João Batista Dantas, afirmou que os policiais, todos fardados, foram ao local da reunião convocados pelo comando da PM. “Quando chegamos lá ele (coronel Marcondes) pediu voto para o governador Iberê, para ex-governadora Wilma e para coronel Taveira”, detalhou.

Ele disse que coronel Marcondes Pinheiro chegou a exibir um vídeo onde mostrava as obras realizadas por Wilma de Faria para segurança e o trabalho que vem sendo feito por Iberê Ferreira. “E ele (coronel Marcondes) disse que para continuar bom tinha que votar em Iberê”, destacou João Batista Dantas.


 
Coronel Marcondes diz que reunião foi para “mostrar investimentos”

Coordenador de Segurança da Governadoria, o coronel Marcondes Pinheiro negou que tenha reunido hoje os policiais militares de Caicó para pedir voto. Segundo ele, a reunião foi para “mostrar os investimentos do Governo”.

“Eu mostrei os investimentos do Governo. Mas no dia 3 de outubro a pessoa vota em quem quer. Reuni os policiais fora do horário de expediente (às 13h30) e ninguém foi obrigado a ir”, disse o coronel, que já foi comandante geral da PM.

Ele ressaltou que o encontro ocorreu em um prédio privado, no caso o Centro Pastoral Dom Wagner. “Não sou criança. Claro que não iria reunir esses policiais em prédio público e nem em horário de expediente”, ressaltou.

16 setembro 2010

Policial Militar morto em ocorrência

A ocorrência deste vídeo é trágica, mas didática. Acredito que muitos leitores já assistiram, mas vale a pena rever. Doutrinariamente, apenas um policial deveria verbalizar com o criminoso, que mantinha sobre a mira de sua arma uma refém. A aproximação conjunta dos policiais certamente fez o criminoso se desesperar, não percebendo saída senão a prisão ou a morte. Mas isso, óbvio, são análises frias, isoladas da ocorrência e todas as emoções e fatos nela embutidos.



Fonte:abordagempolicial

15 setembro 2010

Comissão de Ética da CMN vai apurar caso de Sargento Regina

O caso da vereadora licenciada Sargento Regina (PDT) - que revelou os bastidores da política e da polícia do Rio Grande do Norte, através de vídeos que vazaram para a internet -, deverá ser encaminhado, ainda hoje, à Comissão de Ética da Câmara de Natal. A informação partiu do procurador da Casa, Adriano Silva, que afirmou que o presidente, Dickson Nasser (PSB), está aguardando uma reunião com os membros da Mesa Diretora, para só então, enviar o assunto para avaliação da referida comissão.

O procurador disse ainda que, mesmo sendo uma das pessoas ciatadas pela vereadora nos vídeos, Dickson está tranquilo e procedendo como em qualquer outro caso avaliado pela Casa. Adriano Silva informou que a demora para encaminhar o caso para ser investigado se deve ao desencontro das agendas de Dickson e dos outros vereadores que integram a mesa diretora da Casa. Quando questionado sobre o limite de tempo para que esse procedimento seja executado, o procurador afirmou que nãohá, no regulamento da Casa, nenhum ponto estabelecendo prazos.

A vereadora Sargento Regina disse que não entende a razão para levar esse caso à Comissão de Ética, alegando que não quebrou o decoro parlamentar. "Não divulguei os vídeos e fico muito tranquila. Quem merecia minha retratação eram os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB). Para os demais eu não preciso me explicar. Aliás, não sei o porquê dessa vontade de levar esse caso à Comissão de Ética. Mas irei à qualquer comissão de cabeça erguida", afirmou.

O presidente da Câmara está entre as pessoas citadas por Regina dos vídeos, onde ela afirma ter feito um acordo financeiro - no valor de R$ 10 mil com Dickson.

Novo vídeo

A reportagem teve acesso a vídeo da vereadora, no qual aparece falando de supostos cargos fantasmas. "Tem essa questão de Enio Costa, a gente precisa decidir o que vai fazer. Se paga, ou se não paga ele. Porque por mim, não pagava, não! Mas também não vou tomar essa decisão só, vamos decidir aqui. Por mim não pagava, por toda sacanagem que ele fez. E que ainda está fazendo. Inclusive agora, até as esposas estão precisando dar expediente no gabinete, sem remuneração. Mas só para que, se chegar a fiscalização", diz Regina.

Ela afirmou ter esposas de policiais trabalhando em seu gabinete, mas desconhece o fato de não serem remuneradas.

Delegacia em Natal está superlotada, sucateada e sem condições de higiene

A atual situação da 7ª Delegacia de Polícia de Natal, nas Quintas é extremamente precária. Os policiais civis e militares, e os agentes penitenciários reclamam das condições do ambiente de trabalho e da segurança do local. O computador que era usado para registrar os boletins de ocorrência não funciona há meses, o alojamento dos policiais funciona em uma cela improvisada que também é escritório e refeitório, ratos e baratas tomam conta das dependências do local e as três celas do local que têm capacidade para 20 pessoas no total está com 54 presos hoje.

"Quem trabalha nessa delegacia não tem dignidade humana, tudo aqui é uma vergonha. Nunca houve manutenção desse prédio, até os pilares de sustentação estão comprometidos. Para você ter uma ideia há meses esse computador está quebrado, os boletins de ocorrência são feitos à mão ou então no computador pessoal que um colega da civil empresta", disse um policial que preferiu não se identificar.

Ele nos mostrou o alojamento que funciona onde antes era uma cela. "A gente teve que adaptar essa cela e agora aqui funciona como refeitório, escritório e alojamento. Os policiais militares fazem escala de 24h, você tem ideia do que é passar o dia trabalhando em um lugar como este?", questiona apontando as condições do lugar.

Os policiais reclamam também da superlotação das celas. Segundo eles, a capacidade do lugar é para 20 presos, mas ontem 54 estavam detidos no local. "Aqui não era nem para ter preso, isso é uma delegacia não um presídio", disse um PM. Ele contou que para garantir a segurança do lugar os policiais militares sobem na laje para fazer a ronda noturna. "Não tem guarita aqui, então nós afastamos as telhas e toda noite um policial sobe para fazer a ronda". Ele disse ainda que nos dias em que os PMs não vão para a laje alguns marginais pulam o muro baixo da delegacia para levar drogas e telefones celulares para os presos.

"Aqui não tem segurança nenhuma, você viu que a porta lá da frente está quebrada, não tem como trancar a delegacia, o portão daqui de trás é só dar um chute de leve que cai, essa delegacia está caindo aos pedaços, a solução aqui é derrubar e construir outra", concluiu um policial.

Tenente da PM preso por homicídio na Grande Natal será solto nesta quarta

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu ontem (14), de ofício (por iniciativa própria), o Habeas Corpus solicitado pela defesa de um tenente da Policia Militar de Natal, acusado pelo homicídio de um segurança. O crime teria ocorrido numa festa junina realizada em julho de 2006, na cidade de São José de Mipibu (RN).

Segundo a defesa, o policial teria sido preso cautelarmente apenas pelo fato de integrar a PM, sob a justificativa de necessidade de manutenção da ordem pública – que é uma das condições que autorizam a prisão cautelar antes que haja condenação.

No entendimento do juiz que transformou a prisão em flagrante em prisão cautelar e das instâncias judiciais seguintes, inclusive o Superior Tribunal de Justiça, o policial deveria ser mantido preso em razão do seu prestígio dentro da corporação militar, o que poderia atrapalhar o andamento do processo.

De acordo com a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora do caso, o pedido da defesa baseou-se na falta de fundamentação do decreto de prisão. A relatora observou, porém, que o policial está preso desde 2006 sem que tenha sido julgado e que o excesso de prazo da prisão já poderia ter sido declarado desde 2008. A ministra negou o pedido feito pela defesa pela falta de fundamentação do decreto de prisão, mas concedeu de ofício o alvará de soltura, devido ao excesso de prazo.

Fonte:dnonline.com

13 setembro 2010

MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO NO TRE/RN DEFENDE DIFERENÇA SALARIAL AO POLICIAL EMPREGADO NO PLEITO ELEITORAL

O policial militar, Soldado Eduardo Canuto, candidato à Deputado Estadual, entrou com um Mandado de Segurança com Pedido de Liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral, por intermédio de seu advogado, Paulo Lopo Saraiva, para que seja verificado o desvio de função dos policiais e bombeiros militares empregados no Pelito Eleitoral e que recebam o correspondente a um policial militar de Brasília, caso continue o desvio.

O Mandado de Segurança foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MS 540944, no último dia 10 do corrente mês e ano. No entender do impetrante a Polícia Militar não seria responsável pela segurança do Pleito Eleitoral, já que constitucionalmente a responsabilidade é atribuída às Forças Armadas (art. 142, da CF).

Dessa forma, a PM deveria ser convocada pela União, por meio de Decreto assinado pelo Presidente da República, por constituir-se força auxiliar e reserva do Exército, conforme preceitua o parágrafo 6º do artigo 144 da Carta Magna, bem como o Decreto Federal nº 88.540/1983 que trata da convocação da polícia militar e do corpo de bombeiros militar em casos especiais.

Pela ação, caso o policial ainda venha a trabalhar nas eleições, este deverá fazer jus à remuneração correspondente ao policial militar do Distrito Federal, "já que, ao serem convocados serão uma só força e a PM de Brasília e do RN ganham superior ao Exército, não sendo possível, portanto, comparar a remuneração a do Exército, sob pena de haver redução salarial o que é vedado constitucionalmente (...) e, se a União paga determinado valor ao PM do Distrito Federal, é porque o Estado Brasileiro reconhece como justo, aquela quantia pelos serviços prestados de um policial militar", alega o advogado da ação, Paulo Lopo Saraiva.

Ainda pela ação, é requerida a instalação de urnas especiais nos Quartéis para que os militares possam exercer o seu direito de voto, já que o Tribunal Superior Eleitoral alegou ser possível a instalação das referidas urnas, em decisão a uma outra petição impetrada pela ASPRA-PMRN.

O Mandado de Segurança c/c Pedido de Liminar foi muito bem fundamentado à luz do direito e espera-se que seja deferido, ao menos parcialmente. A Petição Inicial está disponível no endereço eletrônico http://www.4shared.com/document/UrDojK38/Ao_TRE.html, onde poderá ser acessado na íntegra. O andamento do processo poderá ser acompanhado pelo site do TRE/RN, onde deverá ser digitado o número do Mandado de Segurança.

11 setembro 2010

POLICIAIS E BOMBEIROS TENTAM VAGA NO LEGISLATIVO ESTADUAL E FEDERAL

Com a proximidade das eleições, o blog realizou uma pesquisa na página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com o intuito de conhecer outros candidatos policiais que concorrem a uma vaga no legislativo, quer seja estadual ou federal.

Ao todo foram encontrados seis candidatos, entre policiais e bombeiros militares que concorrem para deputados estaduais (3), deputados federais (2) e senador (1). Ainda constam dois suplentes militares para o Senado Federal.

A pesquisa aqui realizada merece uma reflexão de nossa parte por distribuirmos nossos votos com civis que pouco são comprometidos com a categoria militar (policiais e bombeiros). Nesta eleição temos candidatos em todas as esferas legislativas (estadual e federal). Vamos tentar eleger um dos nossos. Não vote em civil e nem vote em branco ou nulo, VOTE EM POLÍCIA!

Conheça nossos possíveis representantes na luta de nossos direitos no Legislativo.


Candidatos a Deputado Estadual





Sargento Regina - 12192
Vereadora e ex-policial militar.
Teve sua candidatura deferida e concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa do RN pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).









Eduardo Canuto - 40190
Policial militar.
Teve sua candidatura deferida e concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa do RN pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).









Sargento Agnaldo - 36193
Bombeiro militar.
Teve sua candidatura deferida e concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa do RN pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).








Candidatos a Deputado Federal





Coronel Kerginaldo - 1551
Policial militar reformado.
Sua candidatura está indeferida com recurso, mas está apto a concorrer a uma vaga na Câmara Federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).








Sargento Wellington - 2777
Policial militar.
Sua candidatura está indeferida com recurso, mas está apto a concorrer a uma vaga na Câmara Federal pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC).






Candidatos a Senador






Clóvis Costa - 369
Policial militar.
Sua candidatura está indeferida com recurso, mas está apto a concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).






O candidato ao Senado Clóvis Costa têm como 1º e 2º suplentes, respectivamente, Marcelo Bay (bombeiro militar) e Soldado Ivan (policial militar), pelo Partido Trabalhista Cristão.

Obs.: Todas as fotos e informações foram retiradas do site do TRE/RN. Peço desculpas se deixei passar algum candidato policial ou bombeiro militar.




VAMOS ELEGER NOSSOS REPRESENTANTES!

POLÍCIA VOTA EM POLÍCIA!



Fonte:Sdglaucia

Ibama e PM firmam convênio para combater tráfico de animais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam) da Polícia Militar assinaram, na manhã de ontem, na sede do Ibama, um acordo de cooperação técnica para fiscalização e combate ao tráfico de animais silvestres. O acordo oficializou as ações pontuais que unem os dois órgãos, principalmente com relação ao combate à pesca ilegal da lagosta e caça às arribaçãs. O acordo foi assinado pelo superintendente do Ibama, Alvamar Costa de Queiroz e o Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar.

Segundo o comandante do policiamento ambiental, major Correia Lima, essas ações passam agora a ser feitas de forma macro, alcançando as diversas áreas de atuação, além de possibilitar uma política educacional e de proteção ao meio ambiente, bem como uma repressão mais forte na questão do crime ambiental. "Como a Polícia Militar está baseada em todo o estado, a parceria vai facilitar com que tanto fiscais do Ibama quanto os policiais façam com mais eficiência o combate a esse tipo de crime", declarou ele.

O superintendente do Ibama destacou que o acordo dará mais legitimidade às ações da Polícia Ambiental, ao mesmo tempo que potencializa a fiscalização do Ibama, contribuindo para a diminuição dos gastos porque terá um leque muito maior de pessoas capacitadas e que entendem de meio ambiente. Além disso, o acordo vai melhorar a questão da qualificação porque os cursos de fiscalização, antes aplicados somente para os fiscais do Ibama agora serão extensivos aos policiais da Companhia Ambiental.

O Cipam tem feito um combate sistemático principalmente no combate ao comércio de animais silvestres em feiras livres. Atualmente existem 1.206 pássaros apreendidos pelo Cipam em operações realizadas nos últimos quatro meses. Eles são apreendidos e encaminhados ao Ibama, onde passam por uma espécie de quarentena para verificar a saúde e depois são devolvidos à fauna. No caso dos animais que não pertencem à fauna do estado, o Ibama encaminha a outras regiões.

Punições

A comercialização de aves silvestres está prevista na Lei 9.605/98, que versa sobre crimes ambientais. A prisão do vendedor só é feita quando ocorre o flagrante da venda. Quando são presos, eles assinam um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e pagam multa. O artigo 29 da lei determina uma pena de seis meses a um ano de prisão mais multa, que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, sendo o valor máximo aplicado a casos envolvendo espécies em extinção, como o azulão, por exemplo.

Números

1.206 - pássaros silvestres apreendidos pela Cipam nos últimos quatro meses.

R$ 500 a R$ 5 mil - multa à qual está sujeito quem comercializa animais silvestres. Os infratores também estão sujeitos a pena de seis meses a um ano de prisão.

Serviço

Quem desejar fazer denúncias em Natal sobre a comercialização ou criação de pássaros em cativeiro, pode ligar para o número 3232-7549.

O Poder Publico Abandona os Seus Bravos Herois Policias Militares

No dia 06 de set por volta das 09:h da manhã uma guarnição da PM, comandada pelo Cabo PM Uramir recebeu a denuncia de uma ocorrência policial na cidade de Várzea Nova. A viatura policial e a guarnição em serviço se deslocaram até o local quando se deparou com o acusado. Durante a abordagem o acusado conseguiu retirar a pistola calibre 40, que se encontrava no colete do Cabo Uramir e passou a disparar a arma contra os policiais chegando a atingir o Comandante da Guarnição (Cabo Uramir) atingindo também o soldado Carneiro.

O Cabo Uramir já passa bem e encontra-se em sua residência. O soldado Carneiro foi atingido com um disparo no pé o que causou profundas dores, sangramento e dilacerando de veias, músculos e carne de seu pé.

Os médicos precisaram cortar duas veias para que se pudessem fazer os procedimentos médicos. Segundo o soldado Carneiro o disparo no seu pé causou-lhe estragos entre músculos, ossos, cartilagem e veias.


Depois de ser socorrido e conduzido ao hospital de trauma da capital João Pessoa, PB, o soldado da PM Carneiro foi conduzido para uma enfermaria do hospital de trauma Humberto Lucena.

O que nos chamou atenção é o fato do soldado Carneiro ser um policial militar, um profissional competente, um agente da lei e encontrava-se em uma enfermaria com mais quatro pessoas (totalmente desconhecidas).

O soldado Carneiro não teve nem direito a uma cama permanente foi colocado em cima de uma cama temporária, aquelas que se usa para ser conduzida pelos corredores. Num Estado e numa sociedade que preza pelos seus agentes públicos isto jamais aconteceria.


O policial deve receber melhor tratamento o policial deve ter seu espaço garantido, sua individualidade respeitada, ou seja, sua assistência biopsicossocial efetivamente garantida.

Perguntado ao soldado Carneiro se algum de seus comandantes esteve no hospital para visitá-lo ele (o soldado Carneiro) informou que não, e que apenas o oficial CPU esteve no local para coletar os dados da ocorrência e repassar ao comando até àquela hora (15:0h).

Se não fosse a interferência direta do secretário chefe do gabinete Militar do Governo do Estado da Paraíba, o Coronel Jarlon, o soldado teria ficado jogado tratado como qualquer um em um hospital público.


Coronel Jarlon um Exemplo de Companheirimos na Policia Militar da Paraiba


Fonte:policialbr.com

10 setembro 2010

A inteligência policial na prevenção e na repressão ao crime

Com a crescente onda da criminalidade em que os delinqüentes buscam cada vez mais a modernidade para a concretização dos seus atos delituosos, estudando sempre novos métodos para dificultar o trabalho da Polícia, esta por sua vez, há sempre de acompanhar a evolução dos tempos para que então realize integralmente seu potencial como função efetivamente especializada de combate ao crime.

A fuga do controle da violência gerada por vários motivos, dentre os quais, pelo sucateamento da Polícia ao longo dos anos, fez com que o atual Estado brasileiro passasse a correr atrás de novas soluções na tentativa de conter, ou pelo menos amenizar o problema da insegurança reinante no país.

Dentre as controversas tentativas advindas de articulações policiais ilusionistas tipo ações pirotécnicas e miraculosas ou outros tantos super planos que morreram quase sempre no nascedouro da proposta de superar o problema da violência, sobreviveu a alternativa plausível que demonstrou melhor sua força e vitalidade, se transformando em real trilha a ser seguida por todas as Policias do Brasil, qual seja, a inteligência policial como ótima ferramenta que deve ser usada para revitalizar os obsoletos paradigmas da nossa segurança publica.

Para superficialmente entrar no tema com o breve texto é de bom alvitre assinalar o entendimento do Delegado de Polícia aposentado, hoje Consultor de Inteligência, Escritor e Professor, CELSO FERRO, um dos maiores estudiosos no assunto, quando diz: “A inteligência policial é a atividade que objetiva a obtenção, analise e produção de conhecimentos de interesse da segurança pública, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influencia da criminalidade, atuação de organizações criminosas, controle de delitos sociais, assessoramento às ações de polícia judiciária e ostensiva por intermédio de analise, compartilhando a difusão de informações.”

Assim, a inteligência policial busca e produz conhecimentos para auxiliar as ações policiais, ou seja, destaca-se como se fosse uma assessoria administrativa inerente a levantar dados, informes, a fabricar informação do interesse da segurança pública, que tanto pode ser usada na prevenção quanto na repressão ao crime.

Dentro deste patamar ideológico alguns Estados brasileiros saíram na frente nesta verdadeira corrida de obstáculos para melhor proteger o seu povo, formando então nas suas Polícias as modernas e boas equipadas divisões, serviços ou setores de inteligência policial, transformando-as até em bases de exemplos positivos das suas gestões administrativas.

Neste sentido o Estado de Sergipe é referencia e possui um bom projeto de inteligência policial. Os fatos noticiados pela mídia comprovam esta assertiva através das inúmeras ações positivas em prol da sociedade decorrentes do desmonte de quadrilhas perigosas de marginais, da apreensão constante de grandes traficantes de drogas, doutros bandidos não menos perigosos e da solução de investigações policiais de maiores repercussões no nosso Estado, embora muito ainda falte para se alcançar o auge.

Entretanto, nesta mesma trajetória a maior parte dos Estados brasileiros continua caminhando tímida e lentamente, talvez até freados pelo desestímulo salarial pertinente às classes policiais que ainda toma conta da maioria dos seus membros, ou talvez pela falta de consciência dos seus gestores para investirem em melhores políticas de segurança pública.

Assim, de uma maneira geral, infelizmente ainda assistimos as falhas da Polícia preventiva que não consegue evitar o crime, assistimos as falhas da Polícia repressiva que não consegue reprimir o crime com boas investigações, assistimos a Justiça rapidamente soltar os diversos criminosos de toda espécie, às vezes, por conta dos inquéritos policiais frágeis, desprovidos de boas provas que conseqüentemente transformam as denúncias Ministeriais em instrumentos fáceis de serem vencidos pela Advocacia criminal e, assistimos enfim, o povo atônito sem saber o que fazer diante da crescente violência que assola todos os lugares, vez que, com a impunidade decorrente disso tudo crescem os valores criminosos.

Correndo na contramão desta esperançosa espécie de panacéia policial, muitas políticas de segurança pública dos Estados ainda teimam em repetir projetos fracassados e do fracasso usam-se doses maiores de remédios inúteis ou com validades vencidas no afã de estancar a epidemia da insegurança que se alastra por todo canto.

Reconhecer o papel essencial como recurso digno de investimento voltado para a inteligência policial, deve ser preeminente em todos os Estados brasileiros, pois em assim sendo, estaremos somando os esforços para fazer frente à preocupante e crescente problemática.

Os principais e mais adiantados países do mundo estão combatendo a criminalidade e a violência melhor investindo em planos relacionados e interligados à inteligência policial e é dentro deste contexto que o Brasil também deve caminhar, ao mesmo tempo em que deve ceifar de vez aqueles projetos que restaram infrutíferos.


Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe)

A Solidariedade Toca Aqui...

Portal GloboRadio e Planeta Voluntários iniciam parceria virtual

O Portal GloboRadio criou uma rádio exclusiva para o site planeta voluntários com músicas de artistas engajados ou com mensagens por um mundo melhor. Na lista estão U2, Gilberto Gil, Michael Jackson entre outros artistas. O objetivo é criar uma trilha sonora temática para quem navega no site entrar no clima das causas sociais. O banner do Portal também vai ter um destaque especial no planeta voluntários e vice-versa.
O Portal GloboRádio reúne as rádios tradicionais Beat98, CBN, BHfm e Rádio Globo, além de outras 40 emissoras temáticas e as online Multishow FM, Globo FM, Rádio GNT e Rádio Zona de Impacto. Assim, os internautas acessam notícias, especiais musicais , promoções e interagem com as emissoras pelas redes sociais.
O Planeta Voluntários é um site não governamental, apartidário e ecumênico, criada em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Demari & Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda;a missão é a de conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade. O site conta com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.
PLANETA VOLUNTÁRIOS
Porque ajudar faz bem !
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil

09 setembro 2010

“Quem não deve, não teme”, diz Sargento Regina

Pedetista declarou que está preparando material necessário para esclarecimentos do Ministério Público; Ela reforçou uma “armação” contra ela.



"Em momento oportuno irei responder
aos questionamentos do Ministério Público."
A vereadora Sargento Regina e candidata pelo PDT ao cargo de deputada estadual declarou em entrevista na rádio 98 FM, no inÍcio da noite desta quarta-feira (15) que está pronta para responder a todos os questionamentos sobre as polêmicas declarações publicadas no Youtube na última sexta-feira (3). A parlamentar informou que está reunindo todo material necessário junto a sua assessoria jurídica para mostrar que os vídeos foram “picotados” e estão descontextualizados.

“Em momento oportuno irei responder aos questionamentos do Ministério Público. E afirmo que quem não deve não teme. Irei a todos os conselhos de Ética que me convocarem sem nenhum problema” destacou a parlamentar.

Regina se defende das declarações afirmando que durante a reunião, realizada há um ano, na Associação de Cabos e Soldados (ACS) os ânimos estavam exaltados em relação a classe política do Rio Grande do Norte, e, por isso, teria sido orientada a fazer algumas declarações, como foi no caso do senador José Agripino (DEM), onde ela critica sua atuação política.

“As colocações que estavam sendo feitas na reunião eram as mais absurdas, em uma conversa informal anterior, me pediram para que eu fizesse algumas declarações para amenizar a situação. Mas isso foi usado de forma sórdida, pra que depois fosse usada em defesa dele, para a entidade dele, descontextualizando uma situação”, ressaltou a vereadora.

A pedetista fez questão de destacar que o senador José Agripino sempre foi um incentivador do seu trabalho e que ela continuará votando nele, inclusive ressaltou o tempo que o democrata cedeu a categoria de policiais, também citado nos vídeos do Youtube.

“O espaço que ele cede na TV não é pra mim, é para qualquer um que defenda a categoria. O que disse naquele momento, foi pra ajudar um companheiro que me pediu, infelizmente, era uma cobra, armou tudo, era tudo armado e fechou a minha fala como ele queria”, disparou a vereadora.

Questionada sobre quem poderia ter “armado” contra a parlamentar, Regina preferiu manter a cautela e evitar qualquer tipo de acusação sem as provas necessárias, como o vídeo completo, sem edições, mas destacou alguns fatos importantes.

“Fui convidada pela ACS para dar explicações sobre o meu mandato e falar sobre o projeto político. Tinham outras entidades presentes ao local, estava entre amigos, e se estou entre pessoas amigas, não vou levar gravador nem câmera. Não gosto desse tipo de coisa, por isso joguei aberto, é o meu jeito, já respondi a outros processos na Polícia por coisas que eu disse e foram interpretadas de forma diferente. Agora, o estranho é que todas as entidades se manifestaram a meu favor, a única que não se pronunciou foi a ACS”, disse.

Regina informou que em um novo vídeo gravado pelo celular de uma pessoa ligada a ela, aparece imagem de pessoas ajeitando um equipamento em direção a ela. “O policial que trabalha conosco, iniciou uma gravação com um celular dele, e deu pra filmar todos os que estavam presentes, este vídeo está no blog do cabo heronildes. As imagens mostram ajeitando uma suposta câmera. Pela colocação é um aluno oficial chamado Josivan. Mas é lógico que vamos entrar judicialmente para obtermos a cópia integral desse vídeo e na seqüência espero que tudo seja esclarecido”, declara.

Críticas contra Wilma de Faria

Sargento Regina aproveitou a oportunidade para disparar contra a candidata ao Senado e ex-governadora Wilma de Faria. A líder do PSB teria feito comentários sobre a pedetista solicitando que os órgãos de fiscalização fossem acionados para investigar o caso.

“Wilma foi infeliz em falar meu nome. Ela devia se preocupar em explicar a Operação Hygia, o Foliaduto, e os escândalos envolvendo a família dela. Sou uma mulher de mão limpa, ela deveria estar preocupada com isso, a OAB e o Marcco estão prontos para combater a corrupção e este não é o caso. Ela quer fazer cavalo de batalha, por isso falou do senador José Agripino que está muito bem nas pesquisas”, disparou Regina.

08 setembro 2010

Mais de 12 mil pessoas acompanham desfile de 7 de setembro em Natal

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro atraiu um público de mais de 12 mil pessoas na manhã desta terça-feira (7) em Natal. Crianças, jovens, adultos, idosos, famílias inteiras se reuniram para assistir ao desfile que começou às 09h10 da manhã. Nem a chuva fina que caiu por diversas vezes durante todo o evento espantou a multidão que estava espalhada por todo o percurso. Este ano a organização do desfile ficou a cargo da Força Aérea Brasileira.

O desfile, que durou cerca de duas horas e meia, começou com a apresentação da Banda de Música Mista, que agrega músicos da Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida desfilaram alunos de escolas municipais, estaduais e privadas. Os estudantes se exibiam com orgulho quando passavam em frente ao palanque oficial onde estavam o governador Iberê Ferreira de Souza, e autoridades militares.

Após a apresentação dos escoteiros e desbravadores deu-se início ao desfile da Marinha do Brasil. Em seguida o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, a Guarda Municipal de Natal, os Grupamentos Motorizados, o Grupamento Hípico da PM, e o Grupamento Aéreo.

O público vibrou com a apresentação do BPChoque que simulou uma ação durante o desfile. “Eles apontaram as armas, entraram no carro bem rápido e saíram derrapando. Nossa eu achei muito legal, parecia que era tudo de verdade”, disse o pequeno Julmi Shoiti, de 11 anos, que estava com o irmão mais novo no colo no meio da multidão.


Os animais foram uma atração à parte no desfile. Os cachorros da raça Rottiweiler que desfilaram com a Polícia do Exército e os cavalos do Grupamento Hípico da PM agradaram ao público presente no local. “Eu adorei ver os cachorros, e eu soube que eles são treinados, por isso eu não tive medo deles me morderem”, disse Pedro Lucas de apenas 8 anos que estava acompanhado da mãe.





Famílias vão assistir o desfile dos filhos

A agente de saúde Francineide de Oliveira Sousa, de 40 anos, acordou às 05h30 da manhã para assistir ao desfile. Mas a ansiedade dela tinha uma razão específica: a filha dela, Brenda, de 14 anos, desfilou junto com os colegas do Colégio Atheneu. “Eu saí cedo de casa e cheguei aqui às 06h30 da manhã. Minha filha precisava se arrumar e encontrar o pessoal da escola aqui. Valeu a pena. Foi lindo ver minha filha desfilar”, disse, emocionada.

Fotos do Desfile:



                         


                         

Sargento Regina pode perder mandato de vereadora, segundo presidente da OAB

A vereadora Sargento Regina (PDT) corre o risco de perder o mandato no Legislativo municipal em virtude das declarações divulgadas em vídeos, na internet. A informação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Paulo Eduardo Teixeira, que levou o assunto, ontem, à pauta de reunião do Comitê 9840 - movimento de combate à corrupção eleitoral e que reúne diversas entidades. O advogado informou, no entanto, que o Comitê não tem prerrogativa para tomar decisões sobre o caso, levando em conta que os vídeos remetem a uma situação anterior ao atual processo eleitoral. O papel do movimento, segundo ele, é pressionar as instituições - Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Natal e o próprio partido PDT -, responsáveis pela apuração do caso, para que investiguem, o mais rápido possível, a autenticidade dos vídeos.

A reunião do Comitê 9840 acontece todas as segundas-feiras e na tarde de ontem e, em virtude da repercussão do caso da vereadora Sargento Regina, os membros do Comitê resolveram debater o assunto. "Fomos procurados pela imprensa para falar sobre o nosso posicionamento. Não temos uma personalidade jurídica, aliás, o Comitê tem um caráter mais educativo do que policial. Mas diante da repercussão, resolvemos trazer o assunto para nossa reunião. Não temos como nos posicionar, mas, se essa apuração revelar que há um crime e ela se tornar uma ficha suja, o Comitê poderá se posicionar depois", disse Sérgio Freire, conselheiro da OAB.

O promotor de Justiça Augusto Azevedo afirmou que não cabe ao Comitê deliberar sobre o caso, tendo em vista que o movimento é fundamentado em dois pilares: trabalhar na conscientização da população com relação ao voto limpo e coibir a prática eleitoral da compra de votos. O promotor lembrou ainda da atuação do Comitê na época em que foi deflagrada a Operação Impacto, em 2008. "Essa denúncia da vereadora preocupa todos os cidadãos, mas onde o Comitê está inserido aí? Nós temos que reforçar para que a apuração seja feita.No caso da Operação Impacto, fomos às ruas, mas já existia uma investigação em curso. Neste caso, ainda não há", afirmou.

De acordo com o presidente da OAB, nada poderá ser feito contra a vereadora no que se refere à sua candidatura à deputada estdual. "Se esses vídeos tivessem sido divulgados antes do registro de candidatura, o Comitê poderia ter se pronunciado no sentido de impedir essa candidatura. Mas agora, cabe ao Ministério Público requisitar esse material para fazer uma investigação detalhada, à Câmara, abrir um procedimento disciplinar e ao partido tomar providências sobre o mandato dela. A situação é lamentável", declarou.

PDT promete instaurar procedimento

Na tarde de ontem, a Executiva Estadual do PDT encaminhou uma nota à imprensa se posicionando sobre o assunto e informando que "repudia e não convive com práticas políticas que atentem contra a ética e a probidade na vida pública". Segundo a nota, assinada pelo secretário geral do partido, Jonny Costa, a vereadora será convocada pelos instrumentos partidários legais, para que no prazo de oito dias, exercendo o seu direito de defesa, preste os devidos esclarecimentos perante este órgão partidário, fórum competente para avaliar e dar o encaminhamento adequado ao caso. Na nota, o partido afirma que se compromete em adotar todas as medidas ao seu dispor com vistas a corresponder adequadamente às expectativas e à confiança do povo potiguar.

Comissão de Ética da CMN reúne na 5ª

No caso da Câmara Municipal de Natal, o presidente da Comissão de Ética da Casa, vereador Maurício Gurgel (PHS), disse que, na sessão da próxima quinta-feira, irá convocar uma reunião extraordinária com os demais membros da comissão - os vereadores Bispo Francisco de Assis (PSB) e Heráclito Noé (PPS) -, para deliberarem sobre o caso envolvendo a vereadora Sargento Regina no que diz respeito a acordo financeiro com o presidente, Dickson Nas-ser (PSB). "Não posso falar sobre o assunto antes de conversar com os outros membros da comissão. Após essa reunião a gente vai decidir o que será feito", disse.

Fonte:Por Jussara Correia, do Diário de Natal