15 setembro 2010

Delegacia em Natal está superlotada, sucateada e sem condições de higiene

A atual situação da 7ª Delegacia de Polícia de Natal, nas Quintas é extremamente precária. Os policiais civis e militares, e os agentes penitenciários reclamam das condições do ambiente de trabalho e da segurança do local. O computador que era usado para registrar os boletins de ocorrência não funciona há meses, o alojamento dos policiais funciona em uma cela improvisada que também é escritório e refeitório, ratos e baratas tomam conta das dependências do local e as três celas do local que têm capacidade para 20 pessoas no total está com 54 presos hoje.

"Quem trabalha nessa delegacia não tem dignidade humana, tudo aqui é uma vergonha. Nunca houve manutenção desse prédio, até os pilares de sustentação estão comprometidos. Para você ter uma ideia há meses esse computador está quebrado, os boletins de ocorrência são feitos à mão ou então no computador pessoal que um colega da civil empresta", disse um policial que preferiu não se identificar.

Ele nos mostrou o alojamento que funciona onde antes era uma cela. "A gente teve que adaptar essa cela e agora aqui funciona como refeitório, escritório e alojamento. Os policiais militares fazem escala de 24h, você tem ideia do que é passar o dia trabalhando em um lugar como este?", questiona apontando as condições do lugar.

Os policiais reclamam também da superlotação das celas. Segundo eles, a capacidade do lugar é para 20 presos, mas ontem 54 estavam detidos no local. "Aqui não era nem para ter preso, isso é uma delegacia não um presídio", disse um PM. Ele contou que para garantir a segurança do lugar os policiais militares sobem na laje para fazer a ronda noturna. "Não tem guarita aqui, então nós afastamos as telhas e toda noite um policial sobe para fazer a ronda". Ele disse ainda que nos dias em que os PMs não vão para a laje alguns marginais pulam o muro baixo da delegacia para levar drogas e telefones celulares para os presos.

"Aqui não tem segurança nenhuma, você viu que a porta lá da frente está quebrada, não tem como trancar a delegacia, o portão daqui de trás é só dar um chute de leve que cai, essa delegacia está caindo aos pedaços, a solução aqui é derrubar e construir outra", concluiu um policial.

0 comentários:

Postar um comentário