27 maio 2009

ANASPRA divulga nota de repúdio a Governadores e a Comandantes

A Diretoria da Associação Nacional das Entidades Representatrivas dos Praças - ANASPRA, nos enviou e-mail solicitando divulgação de nota de repúdio a Governadores e a Comandantes-Geral das Polícias Militares, dos Estados de Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Norte e Sergipe, haja vista as retaliações aos militares que participaram de movimentos paredistas naqueles Estados.

Abaixo a transcrição da nota, na íntegra:





"ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE PRAÇAS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL.

(ANASPRA)

MONÇÃO DE REPÚDIO

A Associação Nacional das Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares do Brasil, por ocasião do V ENERP, realizado na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, no período de 13 a 15 de maio de 2009, vem por este instrumento DECLARAR e registrar em desfavor dos governadores e dos Comandos das Polícias Militares dos estados de Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Norte e Sergipe, esta MONÇÃO DE REPÚDIO.

Os atos praticados por aqueles que se não conhecem, no mínimo deveriam por dever de ofício e em razão do cargo que ocupam, conhecer, afrontam os direitos basilares da cidadania e dignidade, do respeito ao homem e os direitos fundamentais e humanos do PRAÇA Policial e Bombeiro militar e seus familiares.

Paradoxalmente às punições impostas aos praças - que através do legítimo direito de reivindicar melhores condições de trabalhos e salários- , os Comandantes das Polícias Militares, ao final e após a concessão dos reajustes salariais da categoria, não abrem mão de recebê-los. Entretanto, usam, em nome da manutenção da disciplina e da hierarquia, o peso dos arcaicos, ultrapassados e inconstitucionais Regulamentos Disciplinares das Polícias e Corpos de Bombeiros militares.

Senhores Comandantes, sejam, pelo menos uma única vez, coerentes e justos. NÃO punam aqueles que tiveram a coragem de saírem às ruas, reivindicando melhores condições de trabalho e salários. Consultem seus vencimentos, vejam se o mesmo percentual não foi aplicado aos seus rendimentos. Ora, é claro que sim. A luta por melhores salários é de toda a categoria e não somente dos PRAÇAS. Lembrem-se: a luta dos PRAÇAS não é contra a Polícia Militar, instituição à qual pertencemos e temos orgulho de defender. Nossa luta é contra o regime autoritário a que somos submetidos pelos constantes governos que, mesmo alternando-se no poder, oprimem, reprimem e massacram, cotidianamente, os policiais militares estaduais.

Senhores Comandantes, punir em nome da manutenção da disciplina e hierarquia não soa como incoerente a Vossas Excelências quando consultam seus salários nos banco? Será que nem por UM segundo Vossas Excelências refletem que o reajuste concedido à todos OS POLICIAIS foi às custas da prisão e da demissão somente de PRAÇAS, que por sinal são profissionais, pais e mães de família? E ademais, se Vossas Excelências não abrem mão de seus salários reajustados, em nome da manutenção da disciplina e hierarquia, é porque reconhecem como legítimos os movimentos reivindicatórios promovidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, pelos PRAÇAS. Por outro lado, se Vossas Excelências e os demais OFICIAIS são realmente coerentes, devolvam aos cofres públicos os reajustes conseguidos à sangue, suor e destemor dos PRAÇAS.

Direção da ANASPRA"




0 comentários:

Postar um comentário