A primeira edição do Fórum Sobre Polícia Comunitária da Região Metropolitana de Natal acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21), no auditório do Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. O evento é realizado pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e destinado aos integrantes das forças policiais e a comunidade. A abertura está prevista para acontecer a partir das 19h30.
O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coronel Araújo Lima, explica que a Polícia Comunitária é uma filosofia de policiamento que ganhou força em diversos países da América do Norte e da Europa Ocidental quando as polícias começaram a promover uma série de inovações na sua estrutura e funcionamento e na forma de lidar com o problema da criminalidade.
Em Natal, existem 24 Bases de Polícia Comunitária. A Sesed está reestruturando esse modelo de policiamento investindo R$ 3,8 milhões na reforma das instalações e aquisição de equipamentos e viaturas.
De acordo com o coronel Araújo Lima, quatro inovações são consideradas essenciais para o desenvolvimento do policiamento comunitário. "A organização de prevenção do crime tendo como base a comunidade; a reorientação das atividades de policiamento para enfatizar os serviços não emergenciais e para organizar e mobilizar a comunidade para participar da prevenção do crime; a descentralização do comando de polícia por áreas; e a participação de pessoas civis, não policiais, no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das atividades de policiamento", explicou.
Fonte:DNonline
0 comentários:
Postar um comentário