09 março 2015

Secretária de segurança recebe A ASPRA e demais associações para apresentarem reivindicações e deve criar conselho de segurança

A ASPRA e demais associações representativas dos policiais e bombeiros militares reuniram-se na tarde desta terça-feira (04) na SESED com a Secretária de Segurança Pública, Kalina Leite e os comandantes da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado para discutirem assuntos pertinentes aos profissionais destas corporações.
Na oportunidade, o comandante geral da PM Coronel Ângelo falou que em abril serão promovidos os policiais que tenham o interstício em dobro conforme entendimento da comissão de promoção de praças e sobre o nivelamento será cumprido o calendário publicado em boletim geral da corporação. Já o comandante do corpo de bombeiros coronel Otto não se manifestou sobre esse assunto.
Os militares sargento Vantuil e soldado Ribeiro representaram a ASPRA na reunião e junto com as associações solicitaram a participação direta destas entidades na elaboração da Lei de Organização Básica – LOB  da Policia Militar do RN, código de ética e estatuto. A secretária Kalina Leite assegurou que ate o dia 20 de março dará uma resposta, pois pretende fazer algo novo que já vem sendo feito em outros Estados e que vai trazer aqui para o Rio Grande do Norte.  
A secretária falou que vai procurar saber sobre o andamento do processo referente ao Decreto que regulamenta o Art. 19 da Lei de Promoção de Praças a fim de colaborar para que tramite o mais rápido possível. Com relação à atualização dos níveis pediu que aguardassem ate o fim do mês de março, pois o Governo está fazendo uma analise para saber sobre o impacto na folha, e só então ira informar como será feita a implantação. Sobre o Decreto do Governo que diminui as despesas do Estado, afirmou que as diárias operacionais não serão afetadas, e que os policiais podem continuar tirando o serviço com D.O. que serão pagas normalmente.
Também foi colocada em pauta a regulamentação e ativação do conselho de segurança do Estado do Rio Grande do Norte nos moldes definidos durante a Conferência Nacional de Segurança Pública publica, do qual, o sargento Vantuil quando estava a disposição da SESED elaborou e protocolou a minuta. Vantuil se prontificou a enviar o número de protocolo e uma cópia para a secretária Kalina providenciar o andamento do processo de regulamentação do conselho.
Ao término da reunião, ficou definido que a secretária irá convidar as associações para uma nova reunião de prestação de contas no final do mês e logo que tenha todas as respostas solicitadas e nesse sentido, as associações resolveram dar mais um crédito de confiança à cúpula da segurança pública e ao Governo.


0 comentários:

Postar um comentário