12 novembro 2009

Vídeo na internet mostra comandante da PM dançando "Mexa que é de ameixa"

Um vídeo postado no site YouTube nesta quarta-feira (11) mostra o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, dançando na festa de formatura de oficiais da PM potiguar. No vídeo, o comandante dança no palco junto aos formandos a música "Mexa que é de ameixa", da banda Graffith.

A TN Online procurou o comandante para falar sobre o vídeo. "O vídeo mostra o enaltecimento da popularidade do comandante junto à tropa. Era um momento de alegria pela chegada dos novos oficiais. Sou um ser humano como qualquer outro. Tive a mesma reação que Barack Obama teve ao assumir a presidência dos Estados Unidos", disse o coronel.



Marcondes Pinheiro falou ainda que o fato de estar fardado não representa um desrespeito à Polícia Militar. "Ali era uma festa privada e fechada. Todos estávamos fardados. Anormal seria se eu dançasse fardado em via pública ou em algum bar".

O comandante da PM criticou ainda quem colocou o vídeo no YouTube. "Se a pessoa que fez isso pensava que iria me prejudicar, fez justamente o contrário. Repito: o vídeo mostra que a Polícia Militar do Rio Grande do Norte está unida cada vez mais. Tanto que o seu comandante faz questão de participar do momento de chegada de seus novos integrantes", concluiu.

A festa de formatura dos 78 novos oficiais da PM potiguar foi realizada sexta-feira (6), no Centro de Convenções de Natal. A pessoa que postou o vídeo na internet não se identificou.

FONTE: http://www2.tribunadonorte.com.br/noticia/video-na-internet-mostra-comandante-da-pm-dancando-mexa-que-e-de-ameixa/131354

4 comentários:

Temos que acabar com essa hipocrisia deliberada que não engrandece a nossa corporação, falamos tanto em humanizar o nosso código de ética! e ficamos dando margem para a população está criticando nossa polícia, não vejo nada de mais nas ações do Cel Marcondes, nossa honra não se mede por julgamento mesquinho de terceiros, apenas aproveito o espaço pra dizer que não concordo com a atenção desnivelada que é a dada aos Oficiais em detrimento aos Praças, pergunto se a mesma festa comemorativa será feita pelo advento da conclusão do CFSD 2009?

A imagem de um Comandante de uma corporação, uniformizado, dançando ao lado de um grupo de Aspirantes a Oficiais, onde um grande número estava com o uniforme em desalinho, sem a túnica, outros sem gravata, outros com a camisa desensacada e a grande maioria, inclusive a autoridade maior,motivados por boa dose de bebida alcoólica, por si só, fere o decoro da classe, o pundonor militar, a ética e os bons costumes, maculando e manchando a história dessa instituição sesquicentenária.

Talvez Sua Senhoria assim tenha agido, inspirado pelo ridículo papelão protagonizado por um Senador da República desfilando de CUECÃO em pleno expediente do Senado Federal, imaginando, talvez, que, se "lá não dá nada, aqui também não dá".

Qual a autoridade moral que a oficialidade terá para cobrar postura ética desses jovens Aspirantes. Eu, enquanto OFICIAL SUPERIOR da PMRN, peço desculpas a sociedade por mais esse papelão estrelado por quem deveria ofertar EXEMPLOS e assim o faço em respeito a ÉTICA PROFISSIONAL, a MORALIDADE PÚBLICA, a DISCIPLINA CASTRENSE.

É possível, até, que SSª, diante das inúmeras atribuições afetas ao cargo, tenha esquecido os ensinamentos doutrinários que regem a vida dos homens que vestem farda, razão pela qual, peço vênia para trasncrever alguns pontos do nosso ordenamento legal:

ESTATUTO DA POLICIA MILITAR

Art. 27 - O sentimento do dever, o pundonor policial-militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensível, com observância dos seguintes preceitos da ética policial-militar:
I -
VI - Zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual, físico e, também, pelos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum.

IX - Ser discreto em suas atitudes e maneiras e em sua linguagem escrita e falada.

XIII - Proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular;

XIX - Zelar pelo bom nome da Polícia Militar e de cada um dos seus integrantes, obedecendo e fazendo obedecer os preceitos da ética policial-militar.

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMRN

Art. 6º - A disciplina policial militar rege-se pela rigorosa observância e acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo policial-militar.

§ 1º - São manifestações essenciais de disciplina:

1) a correção de atitude;

2) a obediência pronta às ordens dos superiores hierárquicos;

II - Todas as ações, omissões ou atos não especificados na relação de transgressões do Anexo a que se refere o inciso anterior, que afetem a honra pessoal, o pundonor policial-militar, o decoro da classe ou o sentimento do dever e outras prescrições contidas no Estatuto dos Policiais-Militares, leis e regulamentos, bem como aquelas praticadas contra regras e ordens de serviço estabelecidas por autoridade competente.

Por muito menos do que isso Sgt Regina e o Cb Jeóas foram expulsos da corporação.

É uma pena.

TENCEL QOPM JOSE WALTERLER

se fosse um praça ele já estaria preso e agora?

bom eu não acho que isso seja algo de extrema importancia, que dizer que o coronel não pode dançar um grafith. Mais falando serio acho que comandante igual a ese não teremos pois torcemos para que ele não seja punido.

Postar um comentário